10 Erros fatais em uma entrevista de emprego!

Você já parou para pensar que o seu sucesso numa entrevista de emprego pode depender de alguns detalhes? Uns pequenos, outros nem tanto assim. Às vezes, os erros cometidos pelos candidatos a uma vaga de trabalho são inacreditáveis. Uma roupa mal escolhida, uma frase dita fora de hora...

Então ai estão 10 erros que você não pode nem pensar em cometer na hora de uma entrevista de emprego.

1: Chegar atrasado;
2: Usar roupas informais demais;
3: Não saber nada sobre a empresa ou o setor;
4: Expressar-se mal, com gírias e frases sem sentido;
5: Mentir sobre suas qualificações;
6: Falar mal do emprego ou do chefe anterior;
7: Disputar espaço com o entrevistador;
8: Vangloriar-se de suas conquistas pessoais;
9: Não perguntar nada durante a entrevista;
10: Demonstrar desequilíbrio emocional.

As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego!

Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Nós daremos uma ajuda para saber o que responder. Leia com atenção, treine e boa sorte!


1. Fale sobre si.

Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

5. O que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

10. E pontos negativos/defeitos?
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.
Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.

11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.

12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

Dicas para uma entrevista de emprego


"Antes de mais nada o fato crucial em uma entrevista de emprego é estar bem preparado. Procure estar familiarizado com as perguntas mais freqüentes.Por exemplo: Quais são suas qualidades? E seus defeitos? Você sabe citá-los e explicar como está tentando superá-los? O que é marcante na sua personalidade? Como sua carreira tem evoluído? Onde pretende chegar daqui a cinco anos? São perguntas que certamente aparecerão na entrevista e você deve estar pronto para respondê-las.
Na hora de expor sobre sua vida profissional... Não invente! Não minta! Seja claro, objetivo e seguro. Não fique dando detalhes sobre todos os empregos pelos quais já passou e nem ouse pensar em falar mal do seu antigo patrão!
Outro conselho é fazer um estudo sobre a empresa na qual você disputa uma vaga. É imperdoável o fato de você não saber nada sobre a empresa! Dedique-se a aprender o que a empresa faz, suas metas, seus valores, seu tamanho.

Por fim, mandar aquela resposta pronta e bonitinha só porque ouviu dizer que "pega bem" também não está com nada. Falar que seu defeito é "ser perfeccionista", por exemplo, é um dos maiores clichês das entrevistas. As pessoas gostam de citá-lo porque a perfeição, na verdade, é vista mais como uma virtude do que uma falha. Mas se você NÃO é perfeccionista, por favor, cite um defeito verdadeiro. Os psicólogos não são bobos e sabem quando o candidato está mentindo."

Falta de emprego ou de objetivos?

“Não é nada fácil conseguir um emprego atualmente”

“Uma entrevista é algo difícil de conseguir”

Como conseqüência dessas frases quando surge uma oportunidade de entrevista é comum que o candidato fique nervoso. Mas nem tudo disso é verdade. Se olharmos para o mercado de trabalho vamos ver que existem vagas que simplesmente não são preenchidas com o passar do tempo. Como explicar isso?

É muito comum hoje em dia a pessoa fazer uma pilha de currículos e sair colocando em tudo que é lugar que tenha uma vaga disponível com uma boa remuneração. Isto é como diz o ditado: “dar tiro pra tudo que é lado”. Dessa forma realmente fica muito difícil conseguir um emprego.

Para conseguir um emprego precisamos ter em mente algumas coisas:

- o que eu gosto de fazer? É muito importante sabermos aquilo que de fato queremos fazer e que temos aptidão.

- estou preparado? Não basta querer fazer algo, você precisa se preparar para isso. Estudar, estar informado, etc.

- onde quero trabalhar? Por mais incrível que possa parecer em primeira instância quem define onde vamos trabalhar somos nós. Como assim? É você que escolhe onde vai deixar seu currículo. A empresa não bate na sua porta a sua procura. Procure conhecer as empresas da área que deseja trabalhar. Deixe o seu currículo apenas naquela que deseja trabalhar.

- você tem um bom currículo? Seu currículo deve refletir aquilo que você gosta, sabe e quer fazer, mais que isso ele deve deixar claro que você está dentro do perfil da empresa a qual deseja a vaga. Se ele não estiver de acordo com o perfil da empresa você não vai para o próximo passo: a entrevista.

- está nervoso para a entrevista? Pensa bem. Se você está diante de um entrevistador é porque a empresa tem interesse em você, ou seja, ela aprova o que você gosta de fazer e acredita que você até certo ponto está preparado para a vaga. Esta é a hora de você conhecer um pouco mais dos interesses dela e de ela conhecer um pouco mais de você. Logo, é como qualquer negociação, se os interesses de ambos forem satisfeitos o negócio é fechado. O que entra nisso? Vestimentas de acordo e muita sinceridade e objetividade. Não vale a pena você fingir o que não é. Vai ser perda de tempo pra você e para a empresa.

O negócio não foi fechado (a vaga não é sua)? Paciência. De alguma forma você não se enquadrou no perfil da empresa ou talvez não apenas isso. Mas você mesmo durante a entrevista percebeu que não gostaria de trabalhar naquela empresa. Porque não? Afinal se não satisfaz os teus interesses você não tem obrigação de aceitar a vaga e tirar a vaga de alguém que talvez a queira.

Dificuldade na entrevista de emprego

Um dos problemas que mais atormenta os candidatos em uma entrevista para seleção de emprego é a ansiedade, ela pode, em certas situações, resultar em respostas equivocadas, as quais podem desqualificar o entrevistado. É interessante para as pessoas anciosas se preprararem antes da entrevista, visando conhecer os requerimentos do cargo e suas capacitações para que tenham maior segurança e tranquilidade.
Muito dessa ansiedade vem das diversas maneiras que as empresas têm como forma de avaliar os seus candidatos colocando-os sob pressão. As entrevistas variam de empresa para empresa, sendo algumas entrevistas abertas ou fechadas.
Na área da informática são impostos testes específicos de conhecimento de software e/ou hardware que avaliará a potencialidade do candidato e definir se é capaz de exercer as funções do cargo.

Regras básicas de ética no trabalho


Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são anti-éticos.



Segue abaixo 12 regras básicas de ética no trabalho:

1. Seja honesto em qualquer situação;

2. Nunca faça algo que você não possa assumir em público;

3. Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições;

4. Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios;

5. Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter;

6. Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio;

7. Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara;

8. Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete;

9. Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção;

10. Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável;

11. Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria;

12. O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.

"Dê crédito a quem merece. Não aceite elogios pelo trabalho de outra pessoa. Você pode ficar com fama de mau-caráter"
Célia Ribeiro, escritora

Ética na internet


"Ética é uma palavra derivada do grego (ethike) que é uma parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana, conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

Ética, é uma palavra que gera diferentes conclusões e diferentes pontos de vista, pois uma conduta pode ser ética para uma pessoa e pode ser antiética para outra, dependendo da individualidade, dos princípios, dos costumes, de maneira geral de como aquela pessoa foi criada em determinada sociedade.

Os três principais serviços disponíveis na internet relativos à disponibilização de informações são a troca de mensagens, a transferência de arquivos e o acesso a informações armazenadas na WWW (Web, World Wide Web ou teia). A liberdade de informação, a manipulação de imagens digitais e a censura. Esses três tópicos estão na raiz do problema de qual informação as pessoas podem ter acesso pela Internet e o que elas podem fazer sobre a manipulação de imagens pornográficas. Esta discussão pode auxiliar os provedores de acesso, que são comandados por profissionais da área de computação, sobre como se comportar em relação à censura de material armazenado no site, que é de responsabilidade dos usuários.

Essas situações dão origem a quatro assuntos em que os materiais disponíveis na Internet são mais preocupantes e sobre os quais, com alta freqüência, é levantada a questão da censura: pornografia, linguagem odiosa, informação que pode apoiar atividades perigosas e "dano virtual".

A pornografia na Internet bombardeia nossas crianças, pré-adolescentes e jovens forçando uma precocidade sexual antinatural e perversa. Em princípio, esta pornografia estaria disponível em outros meios também, mas a divulgação rápida e o difícil controle é o que mais preocupa.

Os materiais com linguagem odiosa são provenientes de grupos que divulgam mensagens de ódio e racismo sem nenhum controle, algo que não conseguiriam usando outras mídias. As informações que podem apoiar atividades consideradas perigosas para o ser humano ou ao meio ambiente podem ser as mais variadas possíveis como, por exemplo, instruções sobre como fabricar bombas.

O "dano virtual" é aquele que ocorre no mundo real devido a acontecimentos no mundo virtual. È o caso de joguinhos violentos. Crianças passam horas matando uns aos outros no espaço virtual. O jogo em sim, não irá tornar uma criança ou um adolescente, uma pessoa mais violenta. Mas aqueles que já tiverem uma predisposição para violência e não tiverem uma base familiar, sentirão mais confortáveis em cometer um ato criminoso depois de jogarem esses jogos violentos.

Outro ponto a ser levantado é a manipulação de imagens na Internet. Hoje em dia com vários softwares de edição de imagens disponíveis na Internet e de forma gratuita, fica mais fácil de manipular imagens e jogar estas na rede. Isto corresponderia a uma forma de mentira e de engano, e se as imagens causar danos a terceiros, pode estar sujeito a censura.

Podemos lembrar facilmente alguns casos clássicos de falta de ética ocorridos no Brasil: o do banco Nacional, em que um programador alterou os dados do cadastro de contas correntes para esconder um rombo na contabilidade do banco; e o do funcionário de uma empresa que prestava serviços a uma prefeitura, que quando foi despedido destruiu os dados do cadastro de IPTU, causando enormes prejuízos.



Exemplos de Casos de falta de ética na Internet

Muitos crimes na internet estão associados à pedofilia, envolvendo a prostituição e a divulgação de fotos pornográficas de menores.

Também têm sido constantes os problemas sobre difamação em sites de relacionamento bem como a apologia de atos ilícitos e também a divulgação dos mais diversos tipos de preconceitos.

Outra questão importante refere-se aos crimes bancários e financeiros praticados na Internet. No Brasil, segundo o jornal O Globo, o quadro é preocupante.

Em 2004, foram registrado 4.015 casos, sendo 5,3% registrados no Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil). Em 2005, o número de casos passou para 27.292, um aumento de 500% em relação a 2004. Estima-se que houve prejuízo de cerca de R$ 300 milhões sofrido pelos usuários, um aumento de 50% em relação a 2004. Desta vez, os registros de fraudes no Cert.br corresponderam a 40,13% do total.

Os crimes mais usuais na rede incluem o envio de e-mails com pedidos de atualização de dados bancários e senhas (phishing). Da mesma forma, e-mails referentes a listas negras ou falsos prêmios também são práticas comuns, bem como o envio de arquivos anexados. “Especialistas indicam que é melhor não abrir arquivos com extensões consideradas perigosas, como”. exe", ".scr" ou qualquer outra extensão desconhecida, por servirem de verdadeiras portas de entrada para vírus de computadores, os quais causam estragos ou roubam, via spywares, informações sobre os usuários. No entanto, é de senso comum que os chamados "cookies" são inofensivos, uma vez que o objetivo deles é reunir dados estatísticos (como sítios mais acessados), utilizados por sítios, como, por exemplo, o Alexa.

São muitos os interessados em economia, ciência e arte, num mundo onde o dinheiro, a tecnologia e a beleza aparecem como valores supremos. A moral tem sido colocada em plano secundário, se é que tem sido considerada em alguma escala.

Todos têm noções de ética, respeito, limites, mas na busca de uma vantagem, ou até mesmo por simples prazer, muitos profissionais de informática desrespeitam, infringem e saem da ética. Para isso é que devemos nos precaver.

Ter cuidados que, sem a infração da ética, não seriam necessários. Devemos ter cuidado ao disponibilizar nossos dados na Internet, pois alguém pode pegá-los e fazer mau uso deles, isso significa dificuldade em se fazer comércio eletrônico.

Ética na Informática


Vivemos hoje numa sociedade que cada vez mais depende de computadores e, cada vez mais vulneráveis aos problemas trazidos pela tecnologia, alguns problemas básicos que podemos citar são: crimes envolvendo computadores (onde pessoas invadem bancos através dos computadores para roubar dinheiro para si próprio, e até fazendo uma quadrilha virtual), pirataria (filmes, CDs, baixados através da internet e distribuídos/vendidos para outras pessoas), hackers e criação de vírus (pessoas que visam descobrir erros, vulnerabilidades no sistema, e até explorá-las para o mal), pouca confiabilidade nos sistemas correntes (alguns sistemas não sendo confiáveis para uso e não mantém nenhuma segurança), invasão de privacidade (através dos computadores e internet pessoas podem descobrir seu telefone, rua, o que você faz na semana).
Diante disso temos que fazer uma pergunta para nós mesmos, Eu sei o que é ética?
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:

1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2. Ética é permanente, moral é temporal;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é regra, moral é conduta da regra;
5. Ética é teoria, moral é prática.

Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.

Os Dez Mandamentos da Ética na Internet:

• Não use o computador para prejudicar as pessoas.
• Não interfira no trabalho de outras pessoas.
• Não altere arquivos alheios.
• Não use o computador para roubar.
• Não use o computador para obter falsos testemunhos.
• Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
• Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
• Não se aproprie de idéias que não são suas.
• Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.
• Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito.

ÉTICA é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Mas temos que nos conscientizar de que ela é essencial para nossa sobrevivência social.

Moral & Ética


O que é ética?
A ética tem relação com o nosso caráter, mas não o constrói.
Dentro de uma sociedade complexa para poder seguir leis, é preciso ter noção do que elas representam perante algum padrão de comportamento.
A ética não se baseia em seguir regras, mas sim em seguir o bom senso criado dentro da sociedade.
O que é moral?
Moral são costumes criados a partir da cultura de uma sociedade, podendo ser chamado de conjunto de regras de condutas válidas. É como uma pessoa se comporta dentro da sociedade, devidamente educada por seu histórico de cultura.

No ambiente de trabalho algumas questões de moral podem gerar conflito, pois pessoas de culturas diferentes podem interagir mesmo tendo sua moral construída de maneira diferente. Para lidar com isso, existem lições éticas de como saber lidar com as diferenças culturais dentro de um espaço.

A importância da Motivação


Sabemos que equipes motivadas são mais felizes, mais comprometidas e mais realizadas. Obviamente, isso está mais que comprovado. Agora, uma equipe é formada por pessoas, e essas pessoas na sua grande maioria têm desafios a serem vencidos como forma de motivação.

E é aí que está a importância da motivação! Imaginemos uma equipe que o seu único foco é trabalhar somente para cumprir as funções pré estabelecidas sem levar em conta as vontades particulares de cada pessoa envolvida. Obteremos um time apático, fraco, vivendo todos os dias da mesma forma e sem visão do futuro. O que desejamos como seres humanos é a possibilidade de realizarmos nossos sonhos.

Desta feita, cabe aos gestores de empresas criarem em suas organizações, condições para que as pessoas realmente consigam sentir esta realidade. Os resultados deste trabalho, estarão se refletindo na qualidade das relações com clientes e colegas de trabalho. Assim, eles também proporcionarão as pessoas a possibilidade de manifestar a sua criatividade e através dela novas melhorias.

O ser humano é ilimitado, porém, devemos aprender o que e como fazer para que ele possa aflorar todo o seu potencial. Equipes motivadas são imbatíveis, por mais que algo possa acontecer durante a caminhada, sempre encontrarão saídas possíveis para alcançar seus objetivos.

Motivação: Significado!


A palavra motivação vem do Latin “motivus”, relativo a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é, quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em busca de novos horizontes, de novas conquistas.

Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos, seus desejos; por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.

A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo. A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No campo clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o processo de aprendizagem. Na vida religiosa, quando se tenta compreender o que motiva alguém a ter fé numa determina da crença. E, nas organizações, buscando obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação.


A Motivação


A falta de motivação pode vir de vários fatores, como por exemplo, da escolha de uma profissão que não é aquela que a pessoa goste. Um empregado desmotivado pode dar trabalho para que sua motivação seja resgatada, até mesmo um aumento de salário pode não funcionar.
Seja por causa de sua personalidade, por experiências anteriores ou pelo que for, existem pessoas que facilmente se desmotivam. E elas podem influênciar pessoas ao seu redor negativamente, deixando essas pessoas desmotivadas também.
A motivação não é algo que se possa transferir de uma pessoa à outra, porém, assim como a desmotivação, é possível que haja uma influência. Através da influência, é possível levar uma pessoa com pouca motivação a questionar-se por que de sua desmotivação e por que a outra pessoa está motivada e através de uma reavaliação ela pode motivar-se.

Algumas avaliações que podemos nos fazer para melhorar a motivação:

- Por que estou desmotivado? Tenho motivo para estar desmotivado?
- O que eu ganho ficando desmotivado?
- O problema está em mim ou nos outros?
- O que posso fazer para mudar essa situação?

Motivação

Motivação, de uns tempos pra cá, tem sido um assunto freqüente no RH das empresas. As salas de escritórios, chão de fábrica e outros setores transformam-se em laboratórios para os estudiosos do tema, que tentam aplicar as mais diversas técnicas nos coitados dos “colaboradores” (termo esse inventado pelos motivadores!).

Mas muitas empresas não estão muito aí para isso. Entendem motivação como mais uma fonte de gastos sem retorno. Pensam que motivar é somente algo como pagar um final de semana num hotel-fazenda para os funcionários ou alugar um auditório e chamar um palestrante, para que este infle os ânimos das pessoas, coisa que não dura mais que uma semana. Motivação no ambiente de trabalho é muito mais que isso, bem mais.

Muitas empresas conseguem ótimos níveis de desempenho motivando seus funcionários corretamente. Quando se consegue unir os objetivos pessoais aos corporativos, tarefa essa nada fácil, o resultado quase sempre é uma boa produtividade e dedicação maior ao trabalho. Isso gera uma reação em cadeia: os motivados impulsionam os desmotivados, e juntos procuram seguir o mesmo caminho para o alcance os objetivos.

Só que algumas das empresas que adotam a motivação preferem aplicar certas técnicas “motivacionais”. A motivação então se dá na base da ameaça velada:

“- Se cumprir tal meta, você terá seu bônus de x mil reais garantido, mas se não conseguir… ih, vai ficar complicado para você…”

Com dinheiro ou sem, o mais importante na implantação de programas motivacionais é fazer com que o colaborador reconheça que deve dar o melhor de si dentro da organização, pois isso garantirá seu futuro profissional e da sua empresa. Em contrapartida, ela deve reconhecer que tem a obrigação de fornecer as melhores condições para que o funcionário renda o que a mesma exige. E devem ser tanto condições de trabalho, como um ambiente ergonômico, um bom clima organizacional e salários compensadores, quanto condições de descanso adequado para a recuperação das energias e da vontade para derrubar mais e mais desafios.