Qual a importância da motivação para os espaços de trabalho?

Philippe Bachilli

A motivação é importante nos espaços de trabalho, pois proporciona que a pessoa motivada desempenhe melhor seu papel no grupo.
Uma pessoa sem motivação, não tem objetivos, muito menos motivos para desempenhar seu papel corretamente, seja qual for.
Em um ambiente de trabalho, devemos formar grupos que possuem os mesmos objetivos. Assim os membros destes grupos se sentirão motivados por estarem cumprindo suas tarefas e irão contribuir para o crescimento não só do grupo, mas da empresa toda.
Além de chamar pessoas com os mesmos objetivos, devemos incentivar essas pessoas oferecendo bônus, prêmios, como também dando expectativas de crescimento profissional dentro da empresa/grupo, etc.
Uma pessoa sem motivação não contribui ou contribui muito pouco para o crescimento da empresa. Ela não dá idéias nem tem motivos para fazer seu papel na empresa de forma excepcional, que vá acrescentar algo relevante para ela ou para os membros da empresa/grupo.
Motivação é importante tanto na vida pessoal quanto na profissional. Se tratando de espaços de trabalho, ela é primordial.

Grupos, Equipes e Liderança

Philippe Bachilli

Nos ambientes de trabalho, a formação de grupos se torna essencial para se atingir um objetivo em comum, com a formação de equipes, podemos compartilhar conhecimentos de diversas áreas e tornar o trabalho mais rico e interessante, além de proporcionar uma interação social entre os membros.
Em um grupo não temos que pensar no bem-estar individual, mas sim do grupo como um todo. Tudo que está envolvido indiretamente com o grupo terá efeito sobre o mesmo: ambiente de trabalho, clima, iluminação, etc.
Os grupos devem ser divididos em equipes e cada membro deve receber uma função que irá contribuir com o crescimento do grupo e da equipe, todos devem compartilhar idéias, interagirem e terem o mesmo objetivo em comum do grupo.
Nessas equipes, algumas pessoas podem se destacar, exercendo seu papel com excelência e superando as expectativas. Essas pessoas costumam influenciar os outros de maneira positiva, incentivando e fazendo com que outras pessoas superem as suas expectativas. Esses podem ser considerados líderes dentro de um grupo de trabalho.
Um líder não é como um chefe, um líder compreende cada membro do grupo e consegue se colocar no lugar de cada um, podendo assim, ajudar o grupo de forma harmoniosa.
Líderes tem que tomar decisões de agir de formas diferentes dependendo da situação em que se encontram, existem vários tipos de líderes, uns mais liberais, outros mais questionadores, porém todo líder tem que ser um exemplo dentro de uma empresa e ter o poder de incentivar os membros de toda uma equipe.

Grupos e equipes nos espaços de trabalhos

Postado por CodeMasters

“Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.”

Um grupo é um conjunto de pessoas em um determinado lugar, porém não é uma equipe. Já uma equipe é um grupo, mas a diferença é que uma equipe tem um objetivo em comum e trabalham em conjunto para alcançar o objetivo definido.
O que mais se espera de um profissional atualmente é que ele saiba trabalhar em equipes e grupos. Hoje em dia nos espaços de trabalho saber trabalhar em grupos e equipes, ter um bom relacionamento com colegas, escutar, expor idéias, já é uma boa vantagem.
Porém não é nada fácil trabalhar em grupos e muito menos em equipes, mesmo sendo grupos e equipes pequenas sempre vai haver divergências, pois ninguém pensa igual. Entretanto trabalhar em e equipe requer muita responsabilidade, pois se um integrante não realiza a tarefa a si designada todos são prejudicados, pois afinal todos têm que colaborar para conseguir alcançar o objetivo principal sem atrapalhar o rendimento dos outros.