Trabalho em Equipe





Para desenvolver um bom trabalho coletivo, é fundamental entender o que isso significa.
O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou um determinado trabalho.
Quando uma equipe se junta para estes fins, o grupo consegue desenvolver-se mais rapidamente, pois quando um ser trabalha em equipe, e quando os membros deste grupo estão identificados com um projeto coletivo, todos passam a compartilhar experiências e habilidades, facilitando assim o aprendizado humano.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Ou seja: formar uma equipe é mais do que ocupar um mesmo espaço e desenvolver tarefas coletivas, é buscar um objetivo para si próprio, e ao mesmo tempo, para seus com seus colegas.
Trabalhar em equipe e estabelecer boas relações, tanto de ordem afetiva quanto produtiva, é uma habilidade cada vez mais estimulada e valorizada no mercado de trabalho. Assim, deve-se tirar o máximo de proveito dessa prática durante a vida toda, no período acadêmico ou não, já que todas nossas experiências consistem numa preparação para nossa vida profissional.
Saber trabalhar em equipe é, portanto, um diferencial competitivo e um passo para atuar em um grande grupo.

Para uma equipe de trabalho, existem algumas dicas básicas para facilitar o convívio no grupo, são elas:

1. Participação: Deve haver uma participação equilibrada, não havendo dominante, nem ausente; dever haver equilíbrio;

2. Vender idéias: A responsabilidade de cada membro da equipe é preparar suas idéias antecipadamente e apresentá-la à equipe de forma lógica e equilibrada, possibilitando efetiva contribuição;

3. Renúncia: Este é o elemento mais importante no relacionamento de equipe. Quando os membros conseguem renunciar uma posição pessoal em prol do grupo, todos saem ganhando;

4. Avaliação: Saber avaliar os resultados alcançados pela equipe ao final de um período (de um trabalho, de um projeto ou de um fechamento de mês), buscando eliminar os pontos falhos e buscar as alternativas que melhores resultados apresentaram;

5. Relacionamento: Todos são responsáveis pelo relacionamento quando são membros de uma equipe. Se houver um conflito pessoal, deve ser resolvido pelas partes o mais rápido possível, pois um conflito no grupo prejudica ao todo e, muitas vezes, impede a realização proveitosa das tarefas;

6. Realização das tarefas: É de extrema importância que todos estejam conscientes da sua responsabilidade em relação à realização das tarefas que cabem ao grupo. Em um relacionamento interdependente, a falha de um membro pode atrasar toda a equipe.

Seguindo essas dicas e com um pouco de motivação, uma equipe pode realizar grandes projetos e tornar-se mais forte e experiente a cada dia.

4 comentários:

Luciana Luzzardi disse...

Olá
Adorei o blog. É de muita importância essa iniciativa dos alunos em manter o Blog. A formação profissional não se limita a formação tecnica; é muito mais: é saber criar, pensar, refletir e se relacionar com esse "mundo do trabalho". Parabéns Vê

Lauriney G. S. disse...

É bastante instrutivo, minha história de vida se enriquece quando leio o que se escreve aqui, Obrigado!!!

BRUNO ALVES CAIXETA disse...

Gostei do blog. Muito bem colocado a maneira da eficaz de trabalho em equipe com a etica, pois se não haver etica dentro de uma grupo o trabalho não rende fica fraco e o serviço cai o nivel. Obrigado...

Unknown disse...

Amei