Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são anti-éticos.


Segue abaixo 12 regras básicas de ética no trabalho:
1. Seja honesto em qualquer situação;
2. Nunca faça algo que você não possa assumir em público;
3. Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições;
4. Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios;
5. Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter;
6. Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio;
7. Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara;
8. Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete;
9. Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção;
10. Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável;
11. Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria;
12. O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.
2. Nunca faça algo que você não possa assumir em público;
3. Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições;
4. Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios;
5. Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter;
6. Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio;
7. Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara;
8. Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete;
9. Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção;
10. Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável;
11. Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria;
12. O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.
"Dê crédito a quem merece. Não aceite elogios pelo trabalho de outra pessoa. Você pode ficar com fama de mau-caráter"
Célia Ribeiro, escritora
Célia Ribeiro, escritora
4 comentários:
ÓTIMAS DICAS,GOSTEI MUITO MESMO...
Muito interessante!!!!
Muito interessante pode se dizer que é os 12 mandamentos do que se é conceito de "ética"...
A ética no trabalho é realmente fundamental, ter um bom controle e sensibilidade para saber dirimir conflitos e situações adversas é fator de grande importância, pois saber separar o pessoal com o profissional e ser correto e ter coerência e certeza de que será capaz de cumprir com tudo o que prometeu, é se tornar um profissional de excelência e que segue as normas da empresa.
Postar um comentário