A importância da Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas tem sua origem com o desenvolvimento da ciência humana, da psicologia e dos resultados obtidos na experiência de Hawthorne.
George Elton Mayo, cientista social australiano, realizou essa experiência em uma fábrica da Westen Eletric Company em Chicago, tendo o objetivo de criticar a atual gestão das empresas, pois os empregados das fábricas eram explorados, tinham jornada de trabalho longa, trabalhavam em lugares insalubres além de serem completamente isolados do mundo externo. As fábricas eram feitas propositalmente sem janelas, assim o trabalhador não teria como se distrair com o mundo externo e isso acarretaria, segundo a gestão da fábrica, no aumento na produção. O filme Tempos Modernos retrata bem esse contexto e faz uma crítica a forma como os operários eram tratados.
George Elton Mayo propôs uma mudança radical nas fábricas e no final da experiência se pode constatar que o nível de produção está diretamente ligada a integração social dos operários.
Percebe-se hoje que as maiores e mais conhecidas empresas do mundo trabalham muito a questão das relações humanas. Um exemplo disso é a Google, uma empresa fantástica que cresceu rapidamente por possuir, entre muitas outras características e qualidades, um ideal de valorização e preocupação com o ser humano dentro da empresa. Ontem pesquisando sobre o assunto na internet, encontrei um documentário chamado “Google - Fábrica de Idéias”, sugiro que quem não assistiu, assista! Ele faz um passeio dentro da empresa Google mostrando como ocorre a integração entre os funcionários quando alguém é contratado, a maneira como acontece a formação dos grupos de trabalho, quais são suas responsabilidades, como ocorrem os momentos de lazer, e até mesmo exibe como ocorre a alimentação dos funcionários dentro da empresa. Achei o documentário no mínimo interessante, e acredito que ele seja um excelente exemplo de uma aplicação prática dos tópicos os quais estamos estudando e debatendo em nossa disciplina de Relações Humanas.

1 comentários:

wendy disse...

Obrigada,foi de muita valia este tesouro...que é a relações humanas.