Grupos, Equipes e Liderança

Philippe Bachilli

Nos ambientes de trabalho, a formação de grupos se torna essencial para se atingir um objetivo em comum, com a formação de equipes, podemos compartilhar conhecimentos de diversas áreas e tornar o trabalho mais rico e interessante, além de proporcionar uma interação social entre os membros.
Em um grupo não temos que pensar no bem-estar individual, mas sim do grupo como um todo. Tudo que está envolvido indiretamente com o grupo terá efeito sobre o mesmo: ambiente de trabalho, clima, iluminação, etc.
Os grupos devem ser divididos em equipes e cada membro deve receber uma função que irá contribuir com o crescimento do grupo e da equipe, todos devem compartilhar idéias, interagirem e terem o mesmo objetivo em comum do grupo.
Nessas equipes, algumas pessoas podem se destacar, exercendo seu papel com excelência e superando as expectativas. Essas pessoas costumam influenciar os outros de maneira positiva, incentivando e fazendo com que outras pessoas superem as suas expectativas. Esses podem ser considerados líderes dentro de um grupo de trabalho.
Um líder não é como um chefe, um líder compreende cada membro do grupo e consegue se colocar no lugar de cada um, podendo assim, ajudar o grupo de forma harmoniosa.
Líderes tem que tomar decisões de agir de formas diferentes dependendo da situação em que se encontram, existem vários tipos de líderes, uns mais liberais, outros mais questionadores, porém todo líder tem que ser um exemplo dentro de uma empresa e ter o poder de incentivar os membros de toda uma equipe.

3 comentários:

lucas disse...

para uma pessoa ele tem q saber que ele nao trabalha sozinho sempre vai precisar dos companheiros de serviço, e que deve ser uma pessoa compreenciva e etico .

Tainá disse...

Goostei :D

Anônimo disse...

Muito importante um líder em uma equipe