Motivação

Motivação, de uns tempos pra cá, tem sido um assunto freqüente no RH das empresas. As salas de escritórios, chão de fábrica e outros setores transformam-se em laboratórios para os estudiosos do tema, que tentam aplicar as mais diversas técnicas nos coitados dos “colaboradores” (termo esse inventado pelos motivadores!).

Mas muitas empresas não estão muito aí para isso. Entendem motivação como mais uma fonte de gastos sem retorno. Pensam que motivar é somente algo como pagar um final de semana num hotel-fazenda para os funcionários ou alugar um auditório e chamar um palestrante, para que este infle os ânimos das pessoas, coisa que não dura mais que uma semana. Motivação no ambiente de trabalho é muito mais que isso, bem mais.

Muitas empresas conseguem ótimos níveis de desempenho motivando seus funcionários corretamente. Quando se consegue unir os objetivos pessoais aos corporativos, tarefa essa nada fácil, o resultado quase sempre é uma boa produtividade e dedicação maior ao trabalho. Isso gera uma reação em cadeia: os motivados impulsionam os desmotivados, e juntos procuram seguir o mesmo caminho para o alcance os objetivos.

Só que algumas das empresas que adotam a motivação preferem aplicar certas técnicas “motivacionais”. A motivação então se dá na base da ameaça velada:

“- Se cumprir tal meta, você terá seu bônus de x mil reais garantido, mas se não conseguir… ih, vai ficar complicado para você…”

Com dinheiro ou sem, o mais importante na implantação de programas motivacionais é fazer com que o colaborador reconheça que deve dar o melhor de si dentro da organização, pois isso garantirá seu futuro profissional e da sua empresa. Em contrapartida, ela deve reconhecer que tem a obrigação de fornecer as melhores condições para que o funcionário renda o que a mesma exige. E devem ser tanto condições de trabalho, como um ambiente ergonômico, um bom clima organizacional e salários compensadores, quanto condições de descanso adequado para a recuperação das energias e da vontade para derrubar mais e mais desafios.


1 comentários:

Camila Ramm disse...

hehehehe muito bom esse video