Twitter, irá se recuperar ou é apenas modismo?

Após ler a reportagem "O Twitter Pousou", fiquei pensando sobre o que havia lido. Afinal, o Twitter conseguirá recuperar seu crescimento ou não passará de mais uma moda criada na internet? Será que Biz Stone perdeu a grande oportunidade de vendê-lo para o Facebook por “míseros” US$ 500 milhões?
Acredito que o Twitter não passa de mais uma modinha que temos na internet, que todo mundo quer ter, mas que ao final terá um público alvo fiel. Não dá para ignorar o que ele nos oferece de bom, afinal o Twitter não é apenas pra saber o que seu artista preferido está fazendo, pode ser muito utilizado para trabalhar em grupos ou seguir pessoas do seu interesse profissional onde você irá acompanhar notícias e dicas de diversos assuntos.
Particularmente, eu venderia o Twitter, afinal 500 milhões (sim, milhões!) não é todo dia que se vai conseguir, é muito dinheiro e com uma quantia dessas sabendo investir tu nunca mais iria preocupar-se em administrar site. Porém não sabemos o que se passa na cabeça de Biz Stone, acredito que o Twitter ainda vá ser muito utilizado, porém não acredito que seu crescimento continuará como no começo, mas acredito que pode render mais de US$ 500 milhões, mas se todos os planos não derem certos, com certeza ele perdeu uma grande oportunidade.

Inteligência Tradicional e Inteligência Emocional

Postado Por BomberMaster



A inteligência emocional é a capacidade de compreender o outro, colocar-se em seu lugar e entender.
Isso no meio de trabalho é um fator muito importante, alem de ser um profissional capacitado, no mundo de hoje os empregados precisam interagir, e assim cria um clima melhor no local de trabalho, isso resultara em melhores resultados, os tornando mais produtivos.
Uma pessoa com alta inteligência tradicional, isto é, uma pessoa com alta capacidade de aprendizado e de resolve problema, pode não consegui se relacionar com os colegas e assim não produzir um bom trabalho.
No mercado de trabalho de hoje, os empregados tem que possuir um equilíbrio entre as inteligências pra poder produzir um bom trabalho.

Inteligência Tradicional e Inteligência Emocional

A importância nos espaços de trabalho


Primeiro vamos definir, o que é inteligência tradicional e inteligência emocional. Para depois vermos sua importância nos espaços de trabalho.
Inteligência tradicional podemos definir como a capacidade mental que temos para raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender e aprender.
Inteligência emocional como o próprio nome diz está relacionada à emoção. Para desempenhar bem essa inteligência precisamos de inteligência intelectual, flexibilidade mental, ter objetivos traçados, equilíbrio emocional e determinação. E devemos ter a capacidade de se auto-conhecermos, lidar com os sentimentos e conseguir controlá-los, saber administrar as emoções, relacionar-se e observar o emocional das outras pessoas.
Em um ambiente de trabalho elas têm muita importância, pois hoje em dia não basta somente ser um candidato capacitado para determinada função, o mercado procura sempre quem tem um a mais para oferecer. Quanto mais uma pessoa consegue se relacionar com uma equipe ou entre setores ela consegue fazer fluir mais rápido o trabalho proposto.
Logo, ser inteligente não é somente ser uma pessoa que tem um raciocínio rápido, e sim aquela pessoa que sabe a hora de tomar atitudes e consegue controlar seus impulsos.

Inteligência Tradicional e Inteligência Emocional - a importância nos espaços de trabalho

Postado por BravoTeam

Em um ambiente de trabalho, estamos expostos à constantes desafios, de forma que nos são exigidos certos conhecimentos e habilidades. Tais conhecimentos podem ser empregados na Inteligência Tradicional, que baseia-se nos conhecimentos adquiridos para poderem ser empregados no trabalho. As habilidades podem ser empregadas, também, na Inteligência Emocional, que possibilita o indivíduo a ter um melhor relacionamento em seu ambiente de trabalho.

Ambos devem existir simultaneamente, de forma que haja uma harmonia entre elas para que o profissional seja plenamente qualificado. Quando ocorre uma desarmonia entre estas inteligências, o profissional pode até ser qualificado, mas não em sua plenitude, havendo, assim, um abismo entre a capacidade de adquirir conhecimento e a capacidade de passá-lo adiante.

Quando a inteligência emocional de um ser não foi construída, acaba influindo negativamente no crescimento da mesma e do grupo de trabalho.

Portanto, torna-se essencial a formação não só de conhecimentos de um ser, mas também aprender a lidar com suas emoções e as emoções dos outros.

Inteligência emocional vs inteligência intelectual

Postado por Psico

Percebemos que muitos talentos intelectuais estão a margem e outros com predomínio emocional estão no comando. Essa é uma tendência globalizada, a articulação tornou-se imprescindível nas relações?
Inteligência emocional é compreendermos as próprias emoções, é a capacidade de nos pormos no lugar dos outros, é a capacidade de controlarmos as emoções de forma a melhorar a qualidade de vida, é a capacidade de lermos os nossos sentimentos, de controlar os nossos impulsos e adiar a recompensa, de escutar os outros, de ponderar, de manter a calma e o otimismo quando confrontados com provocações, é a capacidade da pessoa se motivar a si mesma e persistir a despeito das frustrações; de regular o seu próprio estado de espírito e impedir que o desânimo subjugue a faculdade de pensar, de sentir empatia e de ter esperança.
Para Gardner temos 7 inteligências, e dentre as 7 estão 2 que são a inteligência intrapessoal e a interpessoal, são 2 domínios da inteligência emocional.
Uma pessoa pode ter um QI elevado, mas se não tiver inteligência emocional, ou seja, a capacidade de compreender e gerir os seus sentimentos e os sentimentos dos outros, as hipóteses de conseguir uma vida de sucesso e felicidade são remotas.
Aliás, a inteligência emocional está ao alcance de todos, aprender, desenvolver a inteligência emocional. Dai a educação emocional ser importante, por exemplo, na escola, em casa, os professores, pais, têm uma tarefa essencial para os garotos logo de pequeninos cultivarem a inteligência emocional. E nós adultos também, podemos a cada dia cultivar, adquirir e desenvolver ainda mais estas competências emocionais.
E como se dá isso??? Se a pessoa se conhecer melhor a si mesma, ou seja, se conhecer as causas das suas emoções, saber a cada instante o que estamos sentindo, conhecer as conseqüências dessas emoções em nós e claro os seus efeitos nos outros, conhecermos a evolução das emoções ao longo do tempo, uma pessoa assim caracteriza-se pela autoconfiança, pela auto-avaliação realista, por ter um sentido de humor auto-critico.
Portanto a 1ª coisa para termos inteligência emocional é ter autoconhecimento, porque só a partir desse auto-conhecimento, e quanto maior for o auto-conhecimento das nossas emoções e sentimentos, é que podemos ter maior auto-controlo, ou seja, podemos regular a manifestação de uma emoção portanto cultivarmos o auto-controlo é essencial para preservarmos estados de espírito positivos, para repararmos estados de espírito negativos, para gerirmos as emoções dos outros, e para pensarmos antes de agir. Uma pessoa assim acaba por se caracterizar por maior honestidade e integridade, é uma pessoa com maior conforto em relação à ambigüidade e é uma pessoa com maior abertura à mudança.
Outra componente da inteligência emocional é a motivação, é a pessoa ter a capacidade de motivar-se e motivar os outros, é a pessoa saber usar emoções especificas para efeitos desejados como por exemplo estados de espírito positivo para trabalhos de criatividade. É a pessoa usar de mudanças emocionais para melhorar os processos cognitivos e aumentar a flexibilidade (um bom líder tem inteligência emocional, é essencial para quem lidera, senão é um desastre). É a pessoa ter paixão pelo trabalho por razões que transcendem dinheiro ou status social. È a pessoa ter propensão para perseguir objetivos com energia e persistência. Para isto é preciso motivação. São pessoas com vontade para atingir um objetivo, otimistas mesmo face a um fracasso e são pessoas com elevado empenho organizacional.
Outra componente da inteligência emocional é a empatia, entender o que as outras pessoas estão sentindo, é saber pormo-nos no lugar dos outros, é termos a capacidade para percebermos a estrutura emocional das outras pessoas, é termos a competência para tratarmos as pessoas de acordo com as suas reações emocionais. Pessoas com empatia são pessoas com mestria em edificar e reter talentos tem sensibilidade intercultural.
Outra componente da inteligência emocional é a competência social, ou seja, a pessoa ser eficaz em gerir relacionamentos e construir redes e contactos, ter mestria em construir e liderar equipes, ter eficácia em lidar com a mudança, ter habilidades que rodeiam a população, um bom líder tem que ter competência social, saber persuadir, negociar, resolver disputas, e tendo sempre em vista o trabalho em equipe.
Em suma, para podermos exercer controle sobre as nossas emoções e as emoções dos outros, precisamos de alcançar um nível ótimo de auto-controlo e empatia. As aptidões pessoais são competências sociais eficazes na relação com os outros. A falta dessas aptidões faz com que mesmo aqueles que são considerados brilhantes do ponto de vista intelectual, naufraguem nos seus relacionamentos de um modo geral.

Teoria das Relações Humanas

Postado por Psico

A Teoria das Relações Humanas preocupou-se intensamente com o esmagamento do homem pelo impetuoso desenvolvimento da civilização industrializada.
Mayo salienta que, enquanto a eficiência material aumentou poderosamente nos últimos duzentos anos, a capacidade humana para o trabalho coletivo não manteve o mesmo ritmo de desenvolvimento.
O que deve haver é uma nova concepção das relações humanas no trabalho. Como resultado da Experiência de Hawthorne, verificou-se que a colaboração na sociedade industrializada não pode ser entregue ao acaso, enquanto se cuida apenas dos aspectos materiais e tecnológicos do progresso humano.
Os métodos de trabalho tendem todos para a eficiência, nenhum para a cooperação… surge o conflito social nessa sociedade industrial: a incompatibilidade entre os objetivos organizacionais da empresa e os objetivos pessoais dos empregados… As relações humanas e cooperação constituem a chave para evitar o conflito social.
As Relações Humanas: são as ações e atitudes desenvolvidas pelos contactos entre as pessoas e o grupo, permitindo uma atmosfera onde cada pessoa é encorajada a exprimir-se livre e sadiamente. Cada pessoa deverá procurar se ajustar às demais pessoas do grupo para que seja compreendida e tenha participação ativa, a fim de atender seus interesses e aspirações.

A importância da Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas tem sua origem com o desenvolvimento da ciência humana, da psicologia e dos resultados obtidos na experiência de Hawthorne.
George Elton Mayo, cientista social australiano, realizou essa experiência em uma fábrica da Westen Eletric Company em Chicago, tendo o objetivo de criticar a atual gestão das empresas, pois os empregados das fábricas eram explorados, tinham jornada de trabalho longa, trabalhavam em lugares insalubres além de serem completamente isolados do mundo externo. As fábricas eram feitas propositalmente sem janelas, assim o trabalhador não teria como se distrair com o mundo externo e isso acarretaria, segundo a gestão da fábrica, no aumento na produção. O filme Tempos Modernos retrata bem esse contexto e faz uma crítica a forma como os operários eram tratados.
George Elton Mayo propôs uma mudança radical nas fábricas e no final da experiência se pode constatar que o nível de produção está diretamente ligada a integração social dos operários.
Percebe-se hoje que as maiores e mais conhecidas empresas do mundo trabalham muito a questão das relações humanas. Um exemplo disso é a Google, uma empresa fantástica que cresceu rapidamente por possuir, entre muitas outras características e qualidades, um ideal de valorização e preocupação com o ser humano dentro da empresa. Ontem pesquisando sobre o assunto na internet, encontrei um documentário chamado “Google - Fábrica de Idéias”, sugiro que quem não assistiu, assista! Ele faz um passeio dentro da empresa Google mostrando como ocorre a integração entre os funcionários quando alguém é contratado, a maneira como acontece a formação dos grupos de trabalho, quais são suas responsabilidades, como ocorrem os momentos de lazer, e até mesmo exibe como ocorre a alimentação dos funcionários dentro da empresa. Achei o documentário no mínimo interessante, e acredito que ele seja um excelente exemplo de uma aplicação prática dos tópicos os quais estamos estudando e debatendo em nossa disciplina de Relações Humanas.